Como escolher um corretor: dicas para iniciantes

Você decidiu investir em Valores Mobiliários — isso significa que você não pode prescindir de um corretor: por lei, é impossível negociar na bolsa sem um intermediário. As transações podem ser concluídas apenas por pessoas jurídicas que possuem uma licença de corretagem-bancos, empresas de investimento e corretagem. Nós dizemos como escolher um corretor confiável e adequado para você.

O que um corretor faz

O corretor executa ordens para concluir transações na bolsa de valores, elabora relatórios sobre Operações e movimentos de fundos, considera e transfere impostos sobre lucros. Outro corretor desenvolve estratégias de investimento e negociação, forma Carteiras de ativos, oferece serviços de consultor financeiro pessoal.

O que você espera de um corretor

Pense por que você precisa de um corretor além do acesso formal à bolsa. Você quer investir por um longo tempo ou se envolver em negociação? Gerenciar os ativos por conta própria ou entregá-los à confiança, esquecendo o incômodo? O que você vai investir e em quais mercados ir? É melhor escolher um corretor, tendo uma idéia clara de seus objetivos.

O que procurar

Licença

Esta é a primeira coisa a verificar: sem uma licença do Banco Central, nenhuma empresa tem o direito de fazer transações na bolsa de valores. A lista de organizações com uma licença de corretagem está no site do Banco Central. O Banco Central realiza regularmente verificações e, se notar violações, retira a licença. Nesse caso, o Banco Central obriga o corretor a suspender o trabalho e devolver dinheiro e valores mobiliários aos clientes — e relatar novamente.

No site do corretor, na seção divulgação, você pode esclarecer se houve precedentes com a revogação ou suspensão da licença. Há também dados sobre demonstrações financeiras, informações sobre processos judiciais e falhas técnicas. A lista completa de informações que o corretor deve fornecer aos clientes está na exigência do banco .

Segurança

A legislação regula estritamente as atividades de corretagem, e qualquer ação não autorizada com os ativos dos clientes implica responsabilidade criminal. Grandes corretores com uma longa história e volume de negócios sério não é rentável. Você pode estudar a classificação e, ao mesmo tempo, as estatísticas (volume de operações do cliente, número de usuários registrados e ativos) no site da Bolsa de Moscou.

O Banco Central obriga as corretoras a organizar um sistema de gerenciamento de riscos e verifica-o regularmente. Isso significa que o corretor tomou medidas com antecedência para que tais situações não ocorram: redução de seus próprios fundos para um certo nível, ameaça de falência, cancelamento de licença, rescisão do trabalho.

Mercado

Refine os mercados disponíveis. Se você deseja investir em mercados estrangeiros, descubra quais ativos o corretor tem acesso. Por exemplo, você deseja investir em empresas de papel dos EUA. Isso pode ser feito através da Bolsa de São Petersburgo, ou você pode-diretamente em uma das bolsas de valores americanas. No segundo caso, a comissão será menor e a escolha dos títulos será maior.

Se você é novo e ainda não descobriu exatamente quais papéis precisa, pode investir em ETFs (fundos que detêm uma carteira de ativos e negociam partes dela) ou em uma carteira pronta de ativos com um nível de retorno e risco projetado.

Pauta

Normalmente, os corretores oferecem várias tarifas. O BCS broker oferece oportunidades para investidores com diferentes experiências e objetivos: alguém quer ganhar dinheiro com a negociação intradiária em moeda estrangeira, e alguém-para comprar títulos e não tocá-los por vários anos. A composição da carteira, o rendimento e a Comissão dependem da escolha da tarifa. Se você está apenas começando a investir, escolha o mais fácil.

O corretor ganha comissões sobre o valor da transação e, dependendo da tarifa, o tamanho da Comissão será diferente. Os corretores também podem receber uma comissão para depositar e retirar fundos, usar a plataforma de negociação, instruções de voz para fazer uma transação e assim por diante. Alguns corretores podem ter uma comissão mínima obrigatória ou taxa de assinatura – ganhos garantidos, mesmo na ausência de transações. Se você planeja manter uma quantia média na conta, é melhor escolher uma tarifa com uma comissão da transação, caso contrário, você poderá perder uma parte significativa dos fundos na taxa de assinatura. A Comissão da bolsa, como regra, já está incluída na tarifa.

Depósitos e saques de corretores ocorrem de maneiras diferentes. Normalmente, você pode reabastecer sua conta em dinheiro no caixa, transferindo de uma conta de outro banco (geralmente eles cobram uma comissão) e de alguns corretores e de um cartão de corretagem. Funciona como um débito, e você pode transferir dinheiro para uma conta de corretagem sem comissão. Como regra, eles não cobram uma comissão pela retirada de fundos em rublos, e a comissão pela retirada de moeda depende da tarifa.

Ao concluir um contrato com um corretor, você automaticamente conclui um contrato para o serviço de depósito de Valores Mobiliários. Um depositário é um cofre virtual onde as informações sobre valores mobiliários estão na forma de uma cifra. Os Serviços de Depósito podem ser incluídos no pagamento dos serviços de um corretor ou fazer uma quantia fixa por mês. E eles podem mudar dependendo do número de títulos no final do dia de negociação.

No site do corretor, na seção divulgação, você pode esclarecer se houve precedentes com a revogação ou suspensão da licença. Há também dados sobre demonstrações financeiras, informações sobre processos judiciais e falhas técnicas. A lista completa de informações que o corretor deve fornecer aos clientes está na exigência do banco.